Eleição suplementar movimentará Piên neste domingo (17)

Votação ocorre das 8 às 17 horas 
Mais de 9,2 mil eleitores devem ir às neste domingo, para eleger o novo prefeito de Piên. A expectativa é de um processo tranquilo, mesmo assim, o policiamento será reforçado na cidade durante os próximos. A previsão é que até por volta das 19 horas já seja conhecido qual dos dois candidatos a prefeito, João Padeiro ou Ney Ciupka, estará eleito.

A chefe do cartório eleitoral de Fazenda Rio Grande, o qual engloba Piên, Roberta Juasrk Bueno de Paula, conta que os preparativos para o dia da eleição foram bastantes intensos nos últimos dias. Serão utilizadas 40 urnas eletrônicas e a estrutura que vem montada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) contará ainda com outros oito equipamentos de contingência. "As urnas serão entregues nos locais de votação no sábado, véspera da eleição”, explica.

Roberta explica ainda que não houve tempo hábil para treinamento dos mesários, tendo em vista que a eleição foi convocada pelo TRE-PR já no fim de janeiro. “A maioria dos mesários que estará atuando neste ano é a mesma que trabalhou na eleição de 2018, e foram treinados naquela época. Estaremos nesta semana encaminhando orientações a todas as pessoas que irão trabalhar no dia da eleição via WhatsApp. Estaremos trabalhando nesta eleição suplementar com 17 pessoas do Cartório Eleitoral, sendo quatro servidores e 13 auxiliares e ainda demais profissionais que estarão de plantão na sede do TRE”, acrescenta. 

Ainda conforme a chefe do cartório, o regime de plantão, com atendimento nos sábados, domingos e feriados que teve início logo após a convocação das novas eleições, irá continuar até o dia da diplomação do prefeito eleito, prevista para 4 de abril. “Até agora tivemos uma campanha tranquila, com relação aos candidatos. É importante ressaltar aos eleitores que eles votem preferencialmente pela manhã, lavando documento oficial com foto. Deve-se evitar aglomerações nos locais de votação. Também é importante uma atenção especial ao número da seção que mudou com o rezoneamento, haverá nos locais de votação avisos do número antigo e atual”, avisa.

Policiamento
A sargento Andreia de Oliveira, responsável pelo comando do Destacamento da Polícia Militar de Piên, participou terça-feira de uma reunião com o comando da PM, na Lapa. Andreia disse que ficou definido no encontro que o efetivo policial será reforçado no fim de semana. "No sábado e domingo vamos estar com policiais fardados e também outros policiais que estarão à paisana, para coibir a compra de votos”, alerta.

Andreia pede a colaboração da população e dos eleitores para respeitem as regras das eleições, evitando assim a aglomeração de pessoas nos locais de votação. Ela avisa ainda que a Polícia Militar estará à disposição de toda população. "As pessoas que tiverem denuncias de compra de voto pode nos ligar, que vamos estar com policiais para checar as informações. Não podemos revelar o número de policiais que estaremos trabalhando neste fim de semana, mas posso dizer que estamos preparados. Neste número as pessoas podem nos mandar fotos, vídeos e áudios”, disse. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 99607-4100.

Eleitorado
A maior parte do eleitorado que estará indo as urnas neste domingo é formada por homens, representando 51,01% (4.712) de todos os eleitores cadastrados em Piên. Já as mulheres representam 48,99% (4.526). Veja abaixo a composição por faixa etária.

Idade Eleitores Percentual
16 anos 9 0,1%
17 anos 82 0,8%
18 a 20 anos 661 7,1%
21 a 24 anos 816 8,8%
25 a 34 anos 1.947 21%
35 a 44 anos 2.007 21%
45 a 59 anos 2.202 23,8%
60 a 69 anos 927 10%
70 a 79 anos 436 4,7%
Superior a 79 146 1,5%

Fonte: Eleitores por idade 2018 - TSE

Entenda o caso
A eleição suplementar em Piên foi convocada dia 21 de janeiro, devido ao falecimento do prefeito Livino Tureck (MDB), ocorrido em novembro do ano passado, em decorrência de problemas de saúde. Livino era candidato a vice-prefeito na eleição de 2016. O então prefeito eleito, Loir Dreveck (MDB), foi assassinado em dezembro de 2016. Com a morte de Loir, o então vice, Livino, foi diplomado prefeito. Desde a morte do prefeito Livino Tureck, o município vem sendo comandado interinamente pelo presidente da Câmara, Eduardo Pires Ferreira. Após a posse do novo prefeito, Eduardo retorna à presidência da Câmara.