Cidadão critica proibição de ingresso de jovens no ginásio de esportes em torneio escolar

Fato teria ocorrido durante Jogos Escolares, na semana passada


Na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, o morador de Piên, João Laudinor, conhecido na cidade por conta de sua academia de boxe, utilizou a Palavra Livre para protestar contra diretores dos colégios estaduais que, conforme ele, proibiram o ingresso de alunos da rede municipal durante a realização dos Jogos Escolares aos ginásios. A competição foi realizada na semana passada.

João explicou que muitos jovens e crianças das escolas municipais foram impedidos de assistir aos jogos porque o evento era destinado somente a alunos da rede estadual. Ele ainda citou que um dos caso envolveu seu filho e a Policia Militar foi acionada para ir até o ginásio e expulsar do local as crianças e jovens que acompanhavam os jogos pelas janelas, do lado de fora. “Pelo menos dessem o direito a esses jovens de assistir os jogos”, criticou.

Por conta do episódio, Laudinor pediu explicações às autoridades das escolas e do município. “Esses jovens foram proibidos de entrar para assistir aos jogos. Estavam nas janelas, onde alguém chamou a PM para retirar eles de lá. Até agora não recebi nenhuma resposta. Quero saber se isso é lei ou se tem alguém querendo fazer essa lei. Se for proibido, vou pedir desculpas, mas se não for, quero que chamem a atenção dos organizadores”, acrescentou.

Apoiado

Alguns dos vereadores se manifestaram sobre a questão. João Nunes (PSD) considerou a ação como lamentável. “Desconheço uma lei dessas de chamarem a polícia para retirar os alunos. Concordo com o João Laudinor, isso não pode acontecer. Mas isso não é culpa nem dos vereadores e nem do prefeito, mas, providências têm que ser tomadas. Fico muito triste com isso, pois ao invés de incentivarem os alunos a assistirem os jogos, ainda chamam a policia para retirá-los de fora do ginásio”, criticou.

A vereadora Jucélia também se manifestou, alegando que o esporte e a educação são muito importantes para um futuro promissor dos jovens pinenenses. “Precisamos cuidar melhor de nossos jovens. Que isso seja levado às autoridades para que pensem com mais carinho em nossos estudantes”, disse.

Desabafo

Durante seu pronunciamento, João Laudinor também lamentou a falta de incentivo à prática esportiva. Ele que é proprietário da academia de Boxe Mãos de Ferro lembrou que Piên já é detentor de dois importantes cinturões na modalidade, incluindo o título de campeão paranaense. O desportista falou sobre sua caminhada com a academia, que está em funcionamento há 15 anos, relatando pouco incentivo que recebeu por parte do Poder Público.

Laudinor fez questão de mostrar que não tem esperança de que está realidade mude, e que por isso, demonstrou que não tem dúvidas que terá que continuar a luta para formar novos atletas, caminhando sozinho. “Temos que levar nossa gurizada que fica andando pela rua, para os ginásios, para as academias. Temos que ter um pensamento diferente. Imaginem o que é para um menino, um jovem, querer assistir um jogo e ser barrado?”, lamentou.


Veja vídeo gravado por João Laudinor em sua página pessoal do Facebook: