Aniversário de emancipação política de Piên passará a ser comemorado no dia 1º de novembro

A partir deste ano, feriado de emancipação política de Piên será comemorado no dia 1º de novembro

A partir deste ano, o feriado de emancipação política de Piên passará a ser comemorado no dia em que o município foi emancipado politicamente de Rio Negro, ou seja, no dia 1º de novembro. Até então, a emancipação política do município era comemorada em 27 de novembro. Entretanto, o dia 27 de novembro é em homenagem à Padroeira de Piên, Nossa Senhora das Graças, feriado municipal destinado às celebrações religiosas.

A mudança ocorre porque a Câmara de Vereadores aprovou, na semana passada, uma emenda à Lei Orgânica, de autoria dos vereadores Seandra Cordeiro de Oliveira (Republicanos), Giomar da Rosa (União Brasi), Altevir Antônio Minickovski (PROS), Dorivaldo Ritzmann (Republicanos), Valdir Taborda (PDT) e Clever Beil (MDB), sugerindo que a data do aniversário de emancipação política de Piên seja comemorada no dia em que o município foi emancipado de Rio Negro. A emenda foi aprovada por unanimidade.

Conforme Seandra, como as alterações à Lei Orgânica são promulgadas pelo presidente do Poder Legislativo, diferentemente dos projetos de lei que precisam necessariamente passar pelo chefe do Poder Executivo, a alteração já está em vigor. “Esse ano já está valendo. Só será preciso a publicação da alteração no Diário Oficial”, explicou. 

Ao defender a alteração, Seandra salientou ser importante que o feriado de emancipação política do município seja celebrado no dia correto. “Até para que as pessoas possam ter conhecimento da história que resultou no desmembramento de Piên, o que ocorreu no dia 1º de novembro. Acho importante se resgatar isso, porque quando acaba tirando o feriado do dia do acontecimento, de certa forma, se tira o mérito das pessoas que participaram deste momento histórico”, citou. 

Seandra ainda disse que algumas dúvidas surgiram em relação à mudança. “Muitos já nos perguntaram se não haverá o feriado da Padroeira neste ano. Não é nada disso, o que a gente propôs aqui na Câmara é apenas separar o dia da Padroeira, que continuará sendo comemorado no dia 27. Entendo que isso até é importante, essa mudança, para não se misturar questões religiosas com questões políticas”, acrescentou. 

A vereadora ainda fez questão de ler a ata pública da emancipação de Piên, do dia 1 de novembro de 1961, lavrada na Escola Raul de Almeida, em Rio Negro. A parlamentar ainda lembrou do primeiro prefeito de Piên, Frederico Guilherme Giese, e do primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Piên, Paulo Baumel. “Tem muitas coisas que não podemos apagar. Temos que enaltecer que foi nesse dia, 1º de novembro, que Piên se tornou um município. Então temos que comemorar o feriado neste dia também”, citou. 

Comentários