Alunos do Colégio Frederico Guilherme Giese criam projeto para incentivar a leitura de jornais

Um projeto que visa o incentivo a leitura de jornais no Colégio Frederico Guilherme Giese foi destaque no jornal A Gazeta de hoje. (23-11-2022). Confira na integra a reportagem:

Alunos do 8º ano do Colégio Frederico Guilherme Giese com o jornalista Alexandre Carvalho (FOTO: Divulgação - FONTE: JORNAL A GAZETA)


Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, de Piên, desenvolvem um projeto com objetivo de resgatar o gosto dos estudantes pela leitura de jornais. A intenção é manter os alunos bem informados sobre os acontecimentos que norteiam a sociedade como um todo. Para complementar o projeto, os jovens assistiram na manhã de ontem uma palestra sobre jornalismo, com o repórter de A Gazeta, Alexandre Carvalho.

Alexandre, que atua no ramo do jornalismo impresso há mais de 20 anos, detalhou as transformações no jornalismo com as novas tecnologias e também com o surgimento da internet e das redes sociais. A professora Mériane das Graças Muziol Kurovski, coordenadora do projeto, explicou que a ação integra a implementação final do programa Formadores em Ação, oferecido pela Secretaria de Educação e Esportes do Paraná. “Tal programa é um grupo de estudos que tem a proposta de abordar a prática em sala de aula aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais”, explicou.

No decorrer do ano letivo, os alunos se depararam com diversos gêneros textuais veiculados no universo jornalístico como notícias, reportagens, artigo de opinião, editoriais e carta do leitor. Segundo Mériane, para finalizar os conteúdos direcionados ao jornalismo, os alunos foram provocados a trabalhar com a questão das capas dos jornais impresso, além de sua estrutura composicional e a diagramação. “Foi nesse momento que surgiu a ideia de intercalar o conteúdo da turma com o Programa Formadores em Ação. Ao apresentar o projeto, os alunos gostaram da ideia e iniciamos os trabalhos buscando seguir um roteiro para organização, com a apresentação dos exemplares impressos de jornais e opção online para leitura”, salientou. 

Dando continuidade ao projeto, a professora explicou que agora os alunos irão gravar vídeos para postar no Vlog da Turma, falando sobre a importância da leitura de jornais. Depois disso, haverá a produção textual na Plataforma Redação Paraná. 

No decorrer do projeto, os alunos realizaram a leitura de jornais impressos da região, dos quais muitos são exemplares de A Gazeta. Segundo a professora Mériane, as edições foram adquiridas através de doações da comunidade pienense. Ainda segundo ela, o projeto segue adiante. “Os alunos irão gravar vídeos para postar no Vlog da Turma, falando sobre a importância de ler jornais. Depois disso, haverá a produção textual na Plataforma Redação Paraná”, concluiu a professora elencando que os alunos tiveram vários momentos dentro de sala de aula que foram destinados a leitura dos jornais.


Amigos e professores

Jornalista de A Gazeta e idealizador do projeto Piên em Notícias palestrou para os alunos


O jornalista de A Gazeta, Alexandre Carvalho comentou que foi um grande prazer poder palestrar para os alunos. Em grande parte de sua explanação, ele detalhou como a internet mudou a forma de se fazer jornalismo, relembrando das épocas em que os textos dos jornais impressos eram redigidos em máquinas de escrever e diagramados em folhas de cartolinas. "Até mesmo as fotografias tinham que ser reveladas em lojas próprias. Naquela época, quando não tinha internet, nós aqui em Piên esperávamos a semana inteira para poder nos inteirar dos acontecimentos de nossa cidade, tendo em vista que o município só tinha um jornal impresso. Hoje em dia, com a internet, as fotografias digitais e os muitos softwares de edição gráfica, tudo ficou mais fácil", disse. 

Alexandre foi surpreendido pelos alunos e a direção do Colégio Frederico Guilherme Giese, ao ser presenteado pela turma. O detalhe é que ele recebeu a lembrança das mãos de sua filha, Maria Clara, que é aluna da turma onde palestrava. “Estudei durante grande parte de minha vida no Colégio Frederico Guilherme Giese, por isso, é muito prazeroso poder retornar ao colégio em que me formei no colegial e rever professores e amigos, ainda mais recebendo um presente da turma entregue pela minha filha. Os alunos demonstraram grande interesse no assunto e fiquei muito feliz com isso”, disse.

Comentários