AMA de Piên vai entregar selo “Empresa amigo da pessoa autista”

  

Em 2024 AMA de Piên terá sede própria, junto ao Centro de Equoterapia, em Trigolândia

A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Piên, estará realizando nesta terça-feira, em paralelo com a sessão da Câmara de Vereadores, a entrega do selo “Empresa amiga da pessoa autista”. O evento que ocorrerá na sede do Poder Legislativo irá prestigiar quatro empresas de Piên, além de duas associações e dois clubes do município, que são amigos das pessoas autistas.

A Secretária da AMA de Piên, Cristiane Natsume, explica que neste ano, a entidade criou o selo “Empresa amiga da pessoa autista”, como uma forma de reconhecer as empresas que ajudam financeiramente a Associação ao longo do ano. “Será uma forma de homenagearmos e prestigiarmos as empresas que têm nos ajudado financeiramente. A entrega do selo, ocorrerá logo após a sessão da Câmara onde nossas crianças da AMA irão prestar uma singela homenagem”, comentou Cristiane.

O nome das empresas e demais entidades que irão receber o selo “Empresa amiga da pessoa autista” é surpresa. Atualmente, a AMA de Piên vem atendendo 64 crianças e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), porém, conforme explica Cristiane, a demanda não para de crescer. “Já temos na fila de espera 32 crianças que também necessitam de atendimento. Essa ajuda que recebemos das empresas parceiras de nosso projeto é algo muito importante”, ressaltou.

 

Sede própria

Nos últimos anos, Piên avançou muito na questão de atendimento a pessoa autista. A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piên foi fundada no ano de 2019. Com o apoio da Prefeitura, o AMA instituiu sua sede junto a sub prefeitura de Trigolândia. A entidade iniciou atendendo apenas 7 famílias, em poucos meses esse número foi crescendo, bem como os serviços e terapias oferecidas pelo AMA de Piên. Em 2022, a Associação inaugurou seu Centro do Equoterapia, também em Trigolândia, próximo ao ginásio de esportes do bairro.

Câmara de Vereadores tem sido parceira da AMA com a aprovação de várias proposição em prol das pessoas autistas


O presidente da Câmara de Vereadores de Piên, Giomar da Rosa, que é pai de um garoto autista, o pequeno Murilo, explica que apesar do município ter avançando muito na causa nos últimos anos, ainda há muito o que fazer. “Sempre tive o apoio dos vereadores, especialmente do Almir Pedro Mielke, que também é pai de um menino autista. Nos últimos anos aprovamos o Estatuto de Pessoa com Deficiência e outras políticas públicas para beneficiar as pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Espectro Autista (TEA)”, contou.

Juma elencou ainda que neste ano ele apresentou na Câmara de Vereadores proposições que garantem que os alunos autistas que estudam na rede municipal de ensino, tenham direito a um monitor. “Também já apresentei na Câmara proposições que tratam da alimentação especial para os autistas, na rede pública de ensino e também criamos com o apoio de todos os vereadores uma lei municipal que proíbe a venda e utilização de fogos de artifícios, o que também vem a beneficiar a causa animal. Aos poucos, com o apoio da Prefeitura e dos vereadores, bem como de muitas empresas, seguimos avançando”, comemorou.

Ainda segundo o presidente da Câmara, o maior passo da AMA de Piên será dado agora neste ano de 2024. “O próximo passo será a construção da sede própria da AMA. A Prefeitura já vem trabalhando na elaboração do projeto. A sede própria de nossa AMA será junto ao nosso Centro de Equoterapia, que também atende pessoas de outras cidades da região. Eu juntamente com os vereadores Almir Pedro Mielke, Altevir Minickovski, Valdir Taborda e Eduardo Pires Ferreiras abrimos mão de nossas emendas impositivas neste ano, na Câmara, para dedicar mais de R$ 400 mil do orçamento do Poder Legislativo para a construção desta sede do AMA, que deverá estar pronta no próximo ano”, concluiu Juma.  

Comentários