Instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto no Parque Municipal de Eventos segue repercutindo em Piên

 

Estação de Tratamento de Esgoto está prevista para ser construída em área situada próximo a pista de corrida de cavalos do Parque Municipal de Eventos

A instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dentro das imediações do Parque Municipal de Eventos em Piên, segue repercutindo no município. Recentemente, a Prefeitura divulgou o início das obras da rede coletora de esgoto no Centro e no bairro Avencal, com investimentos que devem ultrapassar a ordem dos R$ 18 milhões, com 24 quilômetros de rede construída. Porém, a notícia da construção de uma ETE no bairro Avencal, acabou não agradando os moradores que estão preocupados com a desvalorização de suas propriedades bem como a emissão de odores.

Na tarde desta quarta-feira, alguns moradores do bairro Avencal estiveram reunidos com os vereadores para discutir a situação. O empresário Pedro Zanqueta, que procurou o Piên em Notícias nos últimos dias para informar a situação, participou da reunião. “ Todos os vereadores disseram que não tinham conhecimento do fato. O primeiro  projeto teve início 2009, onde seria feita a estação de tratamento a 3 mil metros abaixo de onde será construída a atual, porém, sem explicação aos vereadores e a população foi mudado, mais estamos discutindo isso para ver se conseguimos uma solução melhor e para manter o projeto antigo”, informou.

Moradores e lideranças comunitárias de Piên temem que toda estrutura do Parque Municipal de Eventos, onde foram empregados milhões em recursos públicos nos últimos anos, seja prejudicada com a instalação de uma ETE.


Pedro fez questão de elencar que a Estação de Tratamento de Esgoto dentro do bairro Avencal, será prejudicial. “Pois isso prejudicará muito a população com o mau cheiro e o parque de eventos que hoje e uma referência e muitas pessoas utilizam. A comunidade não é contra a estação de tratamento, porém, que seja feita em um local adequado, que não prejudique ninguém.  Acredito que os nossos atuais administradores e vereadores vão ter o bom senso de pensar na população do Avencal e vão nos apoiar, pois é o melhor para todos, entretanto o Avencal hoje está em desenvolvimento e precisamos pensar no futuro”, concluiu.

O vereador Valdir Taborda (PDT), que reside no bairro Avencal e dispõe de um comércio no bairro, também falou com o Piên em Notícias. Ele ressaltou que não é contra a instalação de uma ETE, porém, defende que essa estrutura tem que estar afastada de residências, creches e de parques. “Nosso município está crescendo, entendo que sim, é necessário se construir uma estação de tratamento de esgoto em nossa cidade, mas não próximo a residências, creches e principalmente, ao lado do nosso Parque Municipal de Eventos, onde foram gastos milhões em recursos públicos e até mesmo dos contribuintes pienenses”, disse.

Vereador Valdir Taborda, que reside no bairro Avencal, diz que não é contra a instalação de uma ETE, porém, ele defende que a estrutura tem que ser instalada em um local longe de residências, creches e de parques. 


Valdir ainda elencou que assim como os demais vereadores e a população do bairro Avencal, foi de pego de surpresa com a notícia. “Em nenhum momento nós vereadores fomos consultados sobre essa possibilidade e digo que eu como vereador jamais irei votar a favor de uma barbaridade dessas. O bairro Avencal é um dos mais populosos de nosso município, além disso, temos o nosso parque que é frequentado por pessoas de toda região. Não acho justo que uma Estação de Tratamento seja instalado nas imediações do parque. Como vamos realizar nossos eventos futuramente no parque, com uma Estação de Tratamento de Esgoto praticamente dentro da estrutura? O bairro Avencal está em pleno desenvolvimento, a instalação de uma ETE dentro do bairro, pode causar muitos prejuízos, isso precisa ser melhor analisado”, salientou.

 

Baixa emissão de odor

Fontes extraoficiais do Piên em Notícias confirmaram a instalação da ETE no bairro Avencal. O projeto prevê que estrutura seja construída próximo ao ponto de largada da pista de corrida de cavalos, próximo a cancha de rodeios do Parque Municipal de Eventos, que diga-se de passagem, é uma das mais modernas de toda região. As informações que nos foram repassadas é que o projeto prevê a instalação de modernos sistemas com baixíssimos níveis de odor e ainda uma cortina verde no entorno da estação para amenizar a questão relacionada ao mau cheiro.

Nos últimos dias lançamos uma enquete em nossas redes para os seguidores do Piên em Notícias opinarem sobre a instalação da ETE. As opiniões se dividem, porém, importante lembrar que um caso parecido já ocorreu em São Bento do Sul, no loteamento Alpestre, onde a Prefeitura, nos últimos anos, teve que desativar e mudar de lugar uma ETE que estava instalado bem próxima ao loteamento. Por anos a população que reside naquele bairro, na vizinha São Bento do Sul, reclamaram do mau cheiro, até que por determinação do Ministério Público de Santa Catarina, a ETE teve que ser retirada do local. Lá no bairro Alpestre também havia cortinas verdes e outros sistemas para amenizar os odores, porém, dia ou outro, o mau cheiro sempre estava presente.

 

Nova reunião

Na tarde desta quinta-feira os vereadores de Piên irão participar de uma nova reunião na Prefeitura, para tratar da questão. Nós do Piên em Notícias vamos seguir acompanhando a situação e há qualquer momento traremos quaisquer novidades a respeito desse assunto. Moradores do bairro Avencal não param de entrar em contato com o Piên em Notícias para expressarem sua indignação com o fato, inclusive, um abaixo-assinado vem sendo organizado afim de não permitir que a Estação de Tratamento de Esgoto seja instalado nas imediações do Parque Municipal de Eventos.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários