Copel inicia troca de medidores de energia em residências de Piên

 

Trabalhadores da Eleng estão realizando a troca dos medidores em Piên.
FOTO: Alexandre Carvalho - Piên em Notícias

Trabalhadores da Eleng, empresa terceirizada contratada pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), iniciou nos últimos dias, no perímetro central de Piên, um trabalho que consiste na troca dos relógios (medidores) de energia nas residências.

A troca vem ocorrendo em todo Paraná, na maioria das cidades da região o serviço já foi finalizado. Em Piên aproximadamente 3 mil unidades consumidores terão seus equipamentos trocados. O serviço terá continuidade nos próximos dias.

 Com os novos equipamentos a Copel não precisará mais do serviço de leituras, que até então era feita por trabalhadores. Além disso, para cortar o fornecimento de energia, em caso de atrasos no pagamento das faturas, por exemplo, o serviço de fornecimento ee energia será “cortado” automaticamente. Os novos medidores emitem sinais em tempo real para o centro de operações da Companhia, agilizando o atendimento nos casos de falta de luz.

 

REGIÃO METROPOLITANA – O programa também já está em fase de conclusão em Araucária e Contenda, ambas com mais de 80% das instalações finalizadas. Os próximos municípios a receberem a nova tecnologia são Mandirituba, Quitandinha e Piên.

Os medidores inteligentes representam o futuro do setor de energia elétrica, pois são peças-chave para a transformação dos centros urbanos em smart cities, ou cidades inteligentes. Iniciado em 2021, o programa já está em 73 municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, e agora avança para mais 28 cidades da Região Metropolitana, Campos Gerais e Ilha do Mel.

Nesta nova etapa, serão instalados ao todo 511 mil novos equipamentos, ao longo dos próximos dois anos. Com a Rede Elétrica Inteligente, toda a operação será automatizada, reduzindo as quedas de energia e agilizando o retorno dos serviços em eventuais faltas. Além disso, os serviços rotineiros de leitura de energia, bem como o corte e a religação em casos de inadimplência, serão realizados de forma remota, como já acontece nas localidades atendidas no Sudoeste.

 

TROCA DOS MEDIDORES – O serviço de troca dos medidores é gratuito, feito com a rede desligada e tem previsão de durar aproximadamente uma hora em cada domicílio. Ele é realizado por eletricistas uniformizados e identificados pelo crachá da empresa contratada Eleng. 

Para a realização do trabalho, os profissionais entregam uma carta de apresentação da rede inteligente e precisam de acesso somente ao conjunto de medição da energia elétrica, sem precisar entrar na residência do consumidor.

 

APLICATIVO – O consumidor que já tem medidor inteligente instalado e em completo funcionamento pode acessar a nova funcionalidade no aplicativo Copel. A opção “rede elétrica inteligente” mostra a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumida a cada dia e estima o total de consumo do mês, antes do fechamento da fatura. No entanto, essa funcionalidade é liberada somente depois que a Copel finaliza a instalação de todos os medidores no município.

Comentários