![]() |
Banda Harmonia se apresentando no Concurso Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras, realizado no último sábado (23) - FOTO: Prefeitura de Piên |
A Banda Marcial Sênior Harmonia foi destaque no XV Confabansul – Concurso Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras, realizado no último sábado (23), em Santa Cecília (SC). Com 70 integrantes, o grupo levou o nome de Piên para a competição e emocionou o público com uma apresentação marcada por energia, disciplina e diversidade musical.
O repertório contou com a execução de “Crunch Time (Dobrado Famoso)”, Mamonas Assassinas, além de “Sweet Dreams” e “Fiesta de los Bravos”, mostrando a versatilidade e a criatividade da banda. Apesar de um atraso na programação - a entrada estava prevista para as 22h, mas ocorreu apenas às 3h da manhã em razão de contratempos com outras delegações - os músicos de Piên mantiveram a concentração e conquistaram reconhecimento na categoria Sênior.
Segundo o maestro Fernando Maia, a participação foi considerada “nota 10”, já que o corpo musical contou com apenas um mês de ensaios e o corpo coreográfico com três encontros antes da disputa. “O desempenho é reflexo do trabalho dedicado de todos os integrantes e da professora Joradana Bayer Gaudet, que conduz ensaios quinzenais de apenas uma hora e meia, conseguido motivar e preparar os integrantes para desafios importantes”, disse o maestro.
A Banda Harmonia agora se prepara para novos compromissos. A meta é ampliar o grupo para 100 integrantes até o final do ano, com a aquisição de novos instrumentos em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura. Em novembro, Piên será sede do Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras, em alusão ao aniversário do município, que deve reunir cerca de 25 bandas de diferentes cidades. Além disso, até dezembro o grupo deve participar do concurso da Liga Catarinense de Bandas e Fanfarras, em Barra Velha (SC).
O apoio da comunidade também foi fundamental. Ao todo, 45 pais acompanharam em caravana, mostrando que a Banda Harmonia é mais que um projeto cultural: é uma família que cresce com o envolvimento de alunos, professores, familiares e da comunidade pienense.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE PIÊN