Piên em Notícias

Paraná inicia colheita de trigo com expectativa de 2,6 milhões de toneladas

 
Paraná inicia colheita de 2,6 milhões de toneladas de trigo, principal cultura de inverno - Foto: Gilson Abreu/AEN

O Paraná deu início nesta semana à colheita do trigo, principal cultura de inverno no Estado. Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), já foram colhidos menos de 0,5% dos 833 mil hectares cultivados nesta safra. A projeção feita em julho indica uma produção de aproximadamente 2,6 milhões de toneladas.

As primeiras áreas colhidas, sobretudo na região de Londrina, apresentaram produtividade dentro do esperado, mesmo tendo sido afetadas pela frente fria registrada no fim de junho. “A evolução da colheita poderá mostrar uma realidade diferente, mas os resultados iniciais dentro da normalidade são um ponto positivo a se destacar”, avaliou o agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho.

Ele ressaltou ainda a boa qualidade do grão retirado do campo. De acordo com as análises, mais da metade do volume deve se enquadrar na classe “pão”, enquanto a outra parte corresponde ao trigo “melhorador”. “As condições climáticas, no entanto, são determinantes para essa proporção, que ainda pode apresentar alterações ao longo da safra”, explicou.

No aspecto econômico, produtores que registram produtividade normal e qualidade satisfatória têm garantido uma margem positiva sobre os custos variáveis, mesmo que discreta. O preço médio atual é de R$ 76,00 por saca, valor ligeiramente menor que o de julho, mas semelhante ao registrado no ano passado. “Esse patamar é considerado favorável diante da queda do dólar e da desvalorização dos preços internacionais, que foi mais intensa que a observada no mercado doméstico”, acrescentou Godinho.


Safra de milho também avança

O levantamento do Deral também aponta avanço significativo na colheita da segunda safra de milho, que já alcança 80% da área plantada. Neste ciclo, o Paraná cultivou 2,77 milhões de hectares, número acima da média das últimas cinco safras.

O bom desempenho está relacionado ao plantio realizado dentro do período recomendado pelo zoneamento agrícola e às condições climáticas favoráveis durante julho e a primeira quinzena de agosto. “Na reta final, os relatos confirmam uma safra de excelente qualidade. Mesmo com preços menores do que no início do ano, o resultado deve trazer boa rentabilidade ao produtor paranaense”, destacou o analista do Deral, Edmar Gervásio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Piên em Notícias

Formulário de contato