Piên em Notícias

Restrição do celular aumenta tédio, mas melhora atenção dos alunos

 

Apesar do aumento do tédio, alunos estão prestando mais atenção nas aulas
FOTO GERADA POR IA


Segundo levantamento divulgado pela Agência Brasil, a proibição do uso de celulares nas salas de aula trouxe resultados mistos. Por um lado, 44% dos alunos relataram sentir mais tédio nos intervalos e recreios — número que chega a 47% no Ensino Fundamental I e 46% entre os estudantes do período matutino. Professores também observaram aumento de ansiedade em 49% dos casos.

Por outro lado, o estudo aponta avanços importantes no foco e na atenção durante as aulas, evidenciando que a medida tem contribuído para um ambiente mais produtivo. O Nordeste lidera os resultados positivos, com 87% de melhora no comportamento dos estudantes. Já no Centro-Oeste e Sudeste, o índice foi menor, de 82%, revelando variações regionais na eficácia da lei.

O deputado Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, destacou que os resultados reforçam a prioridade que deve ser dada à educação: “Proteger nossos estudantes do uso do celular em sala de aula é garantir um ambiente mais saudável e focado no aprendizado. O resultado que vemos hoje é a confirmação de que a educação precisa ser prioridade.”

Para Claudia Costin, presidente do Equidade.info, a restrição foi positiva, mas precisa vir acompanhada de alternativas: “Houve avanços no foco dos alunos, mas questões como tédio, ansiedade e bullying seguem presentes. É preciso criar novas formas de interação para cada faixa etária.”

O coordenador da pesquisa, Guilherme Lichand, professor da Stanford Graduate School of Education, ressaltou que a lei abre espaço para repensar a relação das escolas com os estudantes: “Mais do que limitar o uso do celular, o desafio é garantir práticas pedagógicas que mantenham os alunos engajados e conectados ao aprendizado.”

A lei que proíbe o uso de celulares em sala de aula foi sancionada em janeiro de 2025. O levantamento ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas e privadas em todas as regiões do Brasil, entre maio e julho de 2025.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Piên em Notícias

Formulário de contato