![]() |
Defesa Civil atende municípios atingidos pelos temporais; ventos chegaram a 121 km/h. Ponta Grossa. FOTO: CBM/PR |
O domingo (21) e a madrugada desta segunda-feira (22) foram marcados por temporais severos em diversas regiões do Paraná e de Santa Catarina. Vendavais, chuvas volumosas e até a passagem de um tornado provocaram danos materiais, afetaram milhares de pessoas e mobilizam equipes da Defesa Civil nos dois estados.
Paraná: rajadas de vento acima de 120 km/h
A Defesa Civil do Paraná informou que, até as 9h desta segunda-feira, sete municípios registraram ocorrências, com cerca de 1,6 mil pessoas afetadas e oito desalojadas. As cidades impactadas foram Coronel Domingos Soares, Dois Vizinhos, Guarapuava, Marmeleiro, Nova Santa Rosa, Ponta Grossa e Renascença.
O caso mais grave ocorreu em Dois Vizinhos, no Sudoeste, onde um vendaval afetou 1,2 mil moradores e danificou cerca de 400 residências. Em Ponta Grossa, 200 pessoas foram impactadas e 50 casas tiveram danos. Já em Marmeleiro e Coronel Domingos Soares, 20 residências foram atingidas em cada município.
Além da chuva, o vento forte potencializou os estragos. Ubiratã, no Centro-Oeste, registrou rajadas de até 121 km/h durante a madrugada. Em Altônia, a velocidade chegou a 102,2 km/h, enquanto outras cidades, como Ponta Grossa (83,9 km/h), Cascavel (73,8 km/h) e São José dos Pinhais (77,7 km/h, no aeroporto), também tiveram registros expressivos.
Os acumulados de chuva até a manhã desta segunda-feira impressionam: Ouro Verde do Oeste teve 102,2 mm, Toledo 93,6 mm, Ubiratã 92,6 mm, Cianorte 82,6 mm e Guarapuava 77,6 mm, entre outros. O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) segue acompanhando as instabilidades, que ainda podem provocar novos transtornos ao longo do dia.
Santa Catarina: tornado em Barra Bonita
Em Santa Catarina, as tempestades severas atingiram especialmente o Oeste, confirmando os alertas emitidos pela Defesa Civil estadual. Em Barra Bonita, houve registro da passagem de um tornado, que deixou telhados destruídos e árvores derrubadas. Apesar do rastro de destruição, não há feridos.
![]() |
Tornado e queda de granizo provocaram destruição em Barra Bonita, no Oeste catarinense, na noite de sábado, 20. FOTO: Regional da Proteção e Defesa Civil de São Miguel D’Oeste/Divulgação |
Imagens de drone divulgadas pela Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste mostram o caminho percorrido pelo fenômeno, com casas destelhadas e vegetação arrancada pela força do vento. O governador Jorginho Mello determinou que equipes do Estado permaneçam em prontidão para prestar auxílio à população.
![]() |
Casa foi parar em cima de carro após passagem de um tornado em Barra Bonita |
A instabilidade teve origem na intensificação de uma baixa pressão no interior do continente, reforçada pelo calor, o que favoreceu a formação das tempestades. Houve ainda registro de granizo em algumas localidades.
Previsão: tempo segue instável
A Defesa Civil de ambos os estados reforça que o tempo permanece instável nesta segunda-feira (22). Paraná: chuvas persistem em várias regiões, com risco de novos temporais acompanhados de rajadas de vento.
Santa Catarina: a manhã segue com chuva moderada a forte; a partir da tarde, a aproximação de uma massa de ar seco deve melhorar as condições no Oeste, com avanço gradual para o Leste ao longo do dia.
A orientação é que a população fique atenta aos avisos oficiais e evite áreas de risco durante a ocorrência de temporais, como locais sujeitos a alagamentos, enxurradas e quedas de árvores.
Região
Fortes chuvas e ventos atingiram diversos municípios no domingo (21), como São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e Canoinhas. O temporal causou destelhamentos, queda de árvores e galhos, além de interrupções na fiação elétrica. Em São Bento do Sul, cinco residências tiveram os telhados danificados; em Rio Negrinho, postes e fiação foram afetados, e árvores caíram sobre imóveis. Em Mafra e Canoinhas também houve prejuízos materiais, mas não há registro de feridos. A Defesa Civil alerta que a chuva deve continuar até a tarde de segunda-feira (22), recomendando atenção redobrada da população.