Piên em Notícias

Paraná registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

Paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba - FOTO: Freepik


O Paraná confirmou nesta sexta-feira (3) a investigação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. A notificação foi encaminhada ao Ministério da Saúde pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De acordo com a Sesa, o paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que deu entrada em um hospital da capital na quarta-feira (1º), após sofrer um atropelamento. Durante o atendimento, ele relatou ter consumido uma bebida alcoólica destilada.

Ainda segundo a secretaria, o quadro clínico do paciente se agravou durante a internação e apresenta sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Até a última atualização, ele estava inconsciente e em estado grave.

A investigação é realizada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, enquanto exames laboratoriais buscam confirmar ou descartar a suspeita.


Alerta às unidades de saúde

A Sesa reforça que, diante de casos suspeitos, hospitais e unidades de saúde devem notificar imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox).

A população também deve ficar atenta: em caso de ingestão de bebida alcoólica com sintomas como dor de cabeça intensa, tontura, visão turva, falta de ar ou confusão mental, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital.


Contexto nacional

O caso no Paraná surge em meio ao alerta nacional para episódios de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Em São Paulo, ao menos 37 ocorrências já foram registradas nas últimas semanas, incluindo hospitalizações graves, perda de visão e mortes.

As autoridades de saúde reforçam que o metanol é um álcool de uso industrial altamente tóxico, capaz de provocar danos irreversíveis ao fígado, cérebro e nervo óptico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Piên em Notícias

Formulário de contato