
Nesta etapa serão construídas 20 casas no município. Famílias interessadas devem realizar o cadastro na sede do CRAS - FOTO: Prefeitura de Piên
Famílias de Piên que sonham com a casa própria ainda podem se inscrever no processo de seleção do programa Minha Casa, Minha Vida. O prazo segue aberto até o dia 29 de janeiro e, nesta etapa, serão ofertadas 20 unidades habitacionais voltadas a famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
As moradias contam com subsídio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), o que diminui significativamente o valor final a ser pago pelos contemplados, tornando o acesso à moradia mais viável para quem realmente precisa. Todo o processo segue as diretrizes do Governo Federal e as normas estabelecidas pelo Conselho Municipal de Habitação.
Podem participar famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00, que morem em Piên há, no mínimo, dois anos, sejam brasileiras natas ou naturalizadas e estejam em condição de vulnerabilidade social. O programa também prevê prioridade para famílias com crianças, idosos, gestantes ou pessoas com deficiência; famílias chefiadas por mulheres; moradores de áreas de risco; beneficiários do Bolsa Família; além de pessoas com câncer, doenças raras, crônicas ou degenerativas.
Em cumprimento à legislação, 3% das moradias serão reservadas exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência. A análise dos critérios e a pontuação dos inscritos ficará sob responsabilidade do Conselho Gestor do Fundo de Habitação, que fará a classificação final dos candidatos.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente no CRAS, durante o horário de expediente, até às 17h do dia 29 de janeiro de 2026. No ato do cadastro, é obrigatório apresentar documentos pessoais e os comprovantes exigidos pelo programa.