Piên em Notícias

CNH Social: Paraná abre 4 mil vagas para tirar habilitação gratuita

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 14 de março - Foto: Roberto Dziura Jr/AEN


O sonho de conquistar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar realidade para milhares de paranaenses. O Governo do Estado, por meio do Detran-PR, abriu nesta quinta-feira (12) as inscrições para o programa CNH Social, que oferece habilitação totalmente gratuita.

Ao todo, são 4 mil vagas destinadas à primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), contemplando moradores dos 399 municípios do Paraná, divididos em cinco macrorregiões: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel.

Por meio do portal do programa, desenvolvido pela Celepar, o candidato poderá acompanhar toda a sua jornada, desde o início com as aulas, passando pela biometria e exames, até finalizar com os testes e emissão do documento digital e físico. “É um sonho se tornando realidade, tanto para nós, do Governo do Paraná, que tivemos a iniciativa para a mudança da lei, mas principalmente para aqueles que por muito tempo não tinham condições de tirar uma CNH, e agora vão poder fazer de forma 100% gratuita. Isso com certeza vai fazer toda a diferença para os que vão em busca de se qualificar ou do seu primeiro emprego”, disse o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda.


Inscrições e requisitos

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial do programa, até o dia 14 de março,  no site do programa www.cnhsocial.detran.pr.gov.br.


Para participar, é necessário:

- Ter renda familiar de até 3 salários mínimos

- Estar inscrito no CadÚnico

- Residir no Paraná há pelo menos 12 meses

- Morar no município onde deseja obter o benefício

- Não possuir restrições no direito de dirigir


O que o programa oferece

O CNH Social garante gratuidade total, incluindo:

- Aulas teóricas e práticas

- Exames médicos e psicológicos

- Taxas do Detran


Provas teóricas e práticas

Além disso, quem optar pela categoria B já receberá a CNH com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), facilitando o acesso ao mercado de trabalho.


Mais aulas e inclusão social

Mesmo com mudanças recentes nas regras nacionais, o programa vai oferecer no mínimo 10 horas de aulas práticas, podendo chegar a mais 5 horas em caso de reprovação.


Também há reserva de vagas para públicos específicos:

- 10% para estudantes da rede pública

- 10% para mulheres

- 5% para pessoas com deficiência (PCDs)


Como funciona

O candidato seleciona seu município e o sistema faz a distribuição automática para uma autoescola credenciada na região. Todo o processo pode ser acompanhado online, desde a matrícula até a emissão da CNH. A lista final dos aprovados será divulgada no dia 31 de março.


Oportunidade que transforma vidas

Segundo o Detran-PR, o programa representa uma chance real para quem deseja se qualificar, conquistar independência e até garantir o primeiro emprego.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Piên em Notícias

Formulário de contato