Piên em Notícias

Temporal causa estragos em diversas regiões do Paraná e mobiliza equipes de emergência

 
Temporais causaram estragos em todo Paraná nesta quarta-feira - FOTO: Divulgação

As fortes tempestades registradas no fim da tarde desta quarta-feira de Cinzas (18) provocaram uma série de estragos em diversas regiões do Paraná. Rajadas de vento, chuva intensa e descargas elétricas deixaram um rastro de destruição, com registros de telhados arrancados, árvores caídas e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

De acordo com a Copel, foram contabilizadas mais de 2,3 mil ocorrências em todo o Estado em função do mau tempo. As equipes seguem mobilizadas para restabelecer o serviço e reparar os danos na rede elétrica.


Falta de energia atinge todas as regiões

Os atendimentos foram distribuídos por diversas regiões:

- Centro-Sul: 442 ocorrências

- Norte: 461

- Sudoeste: 385

- Região Metropolitana de Curitiba e Litoral: 355

- Noroeste: 356

- Oeste: 338

Segundo a companhia, os trabalhos continuam até que todos os consumidores tenham o fornecimento normalizado.


Cidades registram destruição

No Oeste do Paraná, o município de Maripá foi um dos mais atingidos. Mais de 50 casas sofreram danos, além de prédios públicos como escola, CMEI e centro comunitário. Cerca de 100 pessoas foram afetadas, apesar de não haver registro de feridos.



Estragos foram registrados em várias cidades do Paraná
Fotos da internet


Em Quedas do Iguaçu, um barracão foi completamente destruído. No momento do temporal, ninguém estava no local. A prefeitura informou que disponibilizou um hotel para acolher famílias, caso necessário. Já em Realeza, no Sudoeste, casas foram destelhadas e um homem ficou ferido após ser atingido por uma telha levada pelo vento. Ele teve apenas ferimentos leves.


Campo também foi afetado

No Norte do Estado, os prejuízos também atingiram áreas rurais:

- Em Ivaiporã, um raio matou quatro vacas e um touro;

- Em Manoel Ribas, ventos fortes arrancaram a cobertura de um barracão;

- Em Jardim Alegre, um silo em construção desabou devido à força do vento.


.Paraná enfrenta sequência de eventos severos

O cenário reforça o alerta para as condições climáticas extremas que vêm sendo registradas neste início de 2026. Segundo a Defesa Civil, já foram emitidos 134 alertas de eventos severos apenas neste ano, número que representa quase metade de todos os avisos feitos durante todo o ano de 2025. As regiões Litoral e Sul estão entre as mais afetadas, com destaque para municípios como Guaratuba, que lidera o número de alertas emitidos.

Diante do cenário, a recomendação é que a população fique atenta aos alertas meteorológicos, evite áreas de risco durante temporais e redobre os cuidados, principalmente em locais com histórico de alagamentos, quedas de árvores ou deslizamentos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Piên em Notícias

Formulário de contato