COLUNA: Bastidores da Política Pienense - Com Alexandre Carvalho



Eleições à vista

Em Piên, ao contrário de outros municípios da região, o clima político ainda segue bastante calmo e sereno. Ao que tudo indica, três candidatos devem disputar a eleição majoritária deste ano. O atual prefeito Maicon Grosskopf (Republicanos), vai tentar a reeleição. Até o momento acredita-se que uma chapa opositora a de Maicon, seja a do empresário e ex-vereador Élio Taborda (PDT), como candidato a prefeito, que formará chapa com o ex-prefeito João Padeiro como vice. Dúvidas ainda pairam no ar a respeito da participação do ex-prefeito Gilberto Dranka no pleito deste ano, mas, ao que tudo indica, Dranka deverá se inscrever para concorrer ao pleito.

 

Janela eleitoral

As eleições municipais deste ano será uma das mais, ou quem sabe a mais difícil de todas. Isso porque, a partir deste ano, cada partido poderá lançar somente 10 candidatos a vereador, sem possibilidade de coligação com outros partidos. Para cada partido eleger um vereador, serão necessários, em média, aproximadamente 1.000 votos somados entre os 10 candidatos, lembrando que entra o mais votado do partido. Atualmente estamos no período da janela eleitoral, onde os vereadores podem mudar de partidos sem perderem seus mandatos por infidelidade partidária. O prazo para a janela eleitoral vai até o próximo dia 5 de abril. Importante lembrar ainda que dos 10 candidatos, 3 tem que ser mulheres.

 

Próximos passos

Vencidos os prazos para que os vereadores possam mudar de partido, entraremos nos 6 meses que antecedem as Eleições Municipais, que neste ano ocorrerão no dia 6 de outubro. Os próximos passos para os partidos e grupos políticos serão as convenções partidárias, que poderão ocorrer entre 20 de julho a 5 de agosto, para deliberar sobre coligação e escolher candidatos a prefeito e vereadores. Definido quem serão os candidatos, os grupos terão até o dia 15 de agosto para registrar os nomes junto a Justiça Eleitoral.

 

Parque de Eventos

Esta semana recebemos novas reclamações sobre o abandono do Parque Municipal de Eventos por parte da prefeitura, que insiste em alegar que a estrutura não está abandonada. Para quem gosta de tirar as coisas a limpo, basta dar uma caminhada pelo parque para observar que a limpeza que vinha sendo feita nos lagos foi completamente abandonada, além disso, vários postes de iluminação estão com lâmpadas queimadas. Uma pena que um local tão belo onde foi gastos milhões de reais em recursos públicos esteja na forma como se encontra.

 

Parque Linear

Pouca gente sabe, mas o prefeito Maicon Grosskopf pretende construir um novo Parque Linear na cidade, logo após o portal de entrada do município. Para isso, a Prefeitura planeja trocar um terreno onde o popular Mirto do Cachorro Quente vende seus hotdogs há mais de 25 anos, pelo imóvel em questão. A maior parte dos recursos será destinada pelo Instituto Água e Terra (IAT). Ainda é precoce falar sobre os investimentos que serão empregados na construção deste parque, mas resta torcer para que a exemplo do Parque Municipal de Eventos, o Parque Linear não se torne nos próximos anos uma obra pública abandonada. Além disso, vamos ficar na torcida para que nenhum próximo prefeito resolva construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dentro desta estrutura.  

 

 

 

Comentários