Piên em Notícias

Vereadores explicam motivos que levaram a retirada de projeto que previa férias e 13º salário para vereadores, prefeito e vice-prefeito

 

Pouquíssimas pessoas compareceram na sessão para acompanhar as discussões sobre o projeto - FOTO: Alexandre Carvalho


Uma grande polêmica se formou em Piên nesta terça-feira em virtude da tramitação de um projeto que visava instituir no município o pagamento de férias e 13º salário para os vereadores, prefeito e vice-prefeito. A proposição em questão entrou na pauta da sessão da semana passada e iria para 1ª discussão na sessão de hoje, isso se o mesmo não tivesse sido retirado de pauta.

Ocorre que devido má receptividade da opinião pública quanto a tal possibilidade, ainda mais depois da veiculação de uma reportagem em rede televisa do Paraná, abordando a questão, os vereadores se reuniram na tarde desta terça-feira e resolveram retirar a Proposta de Emenda a Lei Orgânica (Mensagem nº 09/2025), que regulamentava a concessão dos benefícios de tramitação. A iniciativa teria partido por parte do vereador Dore Ritzmann (Republicanos) que pediu vistas no projeto.

Durante a Palavra Livre, na sessão desta terça-feira, Seandra Cordeiro de Oliveira (União Brasil) foi a primeira a falar sobre o projeto. “Achei muito prudente da parte do presidente retirar de pauta esse projeto. Se fosse eu nem teria colocado. Também achei muito prudente o vereador Dore pedir vistas”, salientou Seandra relatando em que uma enquete que ela realizou em seus perfis das redes sociais grande maioria se manifestou contra a medida.

A vereadora Edilene Lenchown (Republicanos) também se manifestou contrária ao projeto. “Estou aqui para favorecer a população e fora daqui eu to direto conversando com meus eleitores, vendo as demandas de nossa população. Eu não sou a favor desse tipo de coisa também”, disse.

O vereador Dori Ritzmann explicou que se os vereadores votassem contra o projeto, os Secretários Municipais poderiam ser prejudicados, já que a proposição trata da regulamentação do pagamento de férias e do 13º salário para os servidores públicos. “Com esse pedido de vistas, vamos ter tempo para corrigir o projeto”, explicou Dore.

Na mesma linha seguiu os vereadores Altevir Minikovski, o Tevo (Podemos), e Gabriel Busch. “Eu fui um dos primeiros que disse que era contra esse projeto. Com certeza e também sou contra a esses benefícios para o prefeito e para o vice, não tenham nenhuma dúvida. Estamos aqui para trabalhar junto e vamos achar uma solução”, comentou Tevo. “Já temos uma ideia do que pode ser feito para melhorar esse projeto retirando dele os agentes políticos (prefeito e vice). Os secretários já recebem, o projeto era só pra regulamentar, assim isso não irá gerar despesas”, elencou Gabriel.

O presidente da Câmara de Vereadores, Almir Pedro Mielke (PRD) também se manifestou sobre o projeto. “Muita gente realmente me mandou mensagem, optamos por retirar de pauta, após reuniões internas das comissões. O vereador Dore fez questionamento que achei muito importante e por isso deferi o pedido dele para analisarmos melhor essa questão nas próximas semanas”, disse Almir.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Piên em Notícias

Formulário de contato