![]() |
Capitã Keyla Karas passou a integrar a recém-cirada Unidade Aérea dos Bombeiros, composta por três pilotos e um operador aerotático - Foto: Ricardo Ribeiro/AEN |
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) acaba de dar um salto histórico na representatividade: a Capitã Keyla Karas tornou-se a primeira mulher piloto de helicóptero da corporação.
A oficial integra a recém-criada Unidade Aérea, que conta com três pilotos e um operador aerotático. Governo do Paraná O helicóptero Arcanjo 01 — primeira aeronave exclusiva do CBMPR — embarca nessa nova fase operacional.
Keyla ingressou no Corpo de Bombeiros em 2008 e formou-se em 2010. Ao longo dos anos, atuou em municípios do interior e também em Curitiba. Em 2024 decidiu seguir o sonho da aviação.
“Ser bombeiro já é uma missão desafiadora, e evoluir para a aviação tem um significado muito importante. É uma conquista que exige estudo, dedicação e coragem”, afirma a Capitã, que também destaca sua motivação em poder ajudar diretamente pessoas em situações de emergência.
A aeronave Arcanjo 01 já demonstrou seu potencial em missões complexas — como no combate a incêndios florestais, em que fez mais de 50 lançamentos de água em um único dia — ampliando a capacidade de resposta da corporação.
Para Keyla, sua conquista simboliza também um incentivo para outras mulheres: “Quando uma mulher ocupa esse espaço, sinaliza que elas também podem. É uma caminhada que exige preparo físico e intelectual, mas cada passo demonstra que estamos aptas para atuar em qualquer função dentro da corporação”.
Outras mulheres já ocupam posições pioneiras na aviação das forças de segurança paranaenses
A Capitã Maitê Baldan foi primeira mulher piloto de helicóptero da Polícia Militar do Paraná, de 2016 a 2022. A policial Daiane Zanon, da Polícia Civil, atua como piloto de avião desde 2019. E a Capitã Jenifer Formanquevski foi a primeira mulher copiloto da Casa Militar do Paraná, com habilitação para voar em avião e helicóptero.