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Alep aprova ampliação dos colégios cívico-militares; discussão pode voltar à pauta em Piên

 
Proposta foi aprovada em segundo turno no parlamento estadual, nesta terça-feira (28)
FOTO: ALEP PR

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira (28), em segundo turno, o projeto de lei que amplia o número de colégios cívico-militares no estado. A proposta também abre a possibilidade para que escolas de educação em tempo integral adotem o modelo, que atualmente está presente em unidades do ensino fundamental e médio. A votação terminou com 37 votos favoráveis e 7 contrários.

A medida reacende um debate que já chegou ao Legislativo pienense. Em Piên, a possibilidade de implantação de um colégio cívico-militar foi apresentada por meio de indicação do presidente da Câmara, vereador Almir Mielke. O assunto gerou discussões na comunidade escolar, com opiniões divididas. No entanto, conforme pesquisa realizada pelo Piên em Notícias com moradores locais, a maioria esmagadora da população se mostrou favorável ao modelo.


Como foi a votação

O projeto foi enviado pelo Governo do Estado em regime de urgência no último dia 20 e tramitou rapidamente pelas comissões da Assembleia, sendo aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Comissão de Educação e na de Segurança Pública. Na segunda-feira (27), passou em primeira votação e, agora, foi confirmado em segundo turno.

A oposição apresentou dez emendas ao texto, incluindo uma que previa uma consulta pública obrigatória um ano após a implantação, para avaliar a continuidade do modelo. A proposta, porém, não passou. A única emenda aprovada excluiu escolas do campo do programa, sob argumento de que o modelo cívico-militar não se adequa à metodologia utilizada nessas unidades.


Consulta à comunidade

A legislação prevê que, para que uma escola adote o modelo, pais, estudantes e professores sejam consultados. Se o quórum mínimo não for atingido em até três dias de votação, a decisão sobre a implantação ficará a cargo da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Paraná conta atualmente com 312 escolas que já operam no formato cívico-militar e resultados são promissores - FOTo: Governo do Paraná


Hoje, a rede estadual possui mais de 2 mil escolas e cerca de 1 milhão de estudantes. Dessas, 312 já operam no formato cívico-militar, atendendo aproximadamente 190 mil alunos. Outras 412 funcionam em tempo integral e agora poderão, se aprovadas em consulta, aderir ao modelo.


Repercussão

Na tribuna, deputados se manifestaram de forma divergente. Críticos argumentaram que o modelo não garante melhores resultados no Ideb e pode alterar a proposta pedagógica das escolas em tempo integral. Já os defensores ressaltaram que a comunidade tem poder de decisão e destacaram ganhos em disciplina, respeito e organização. “É uma vontade da maioria da população do Paraná, porque os resultados das escolas cívico-militares são extraordinários”, afirmou o deputado Ricardo Arruda (PL).O líder do Governo, Hussein Bakri (PSD), reforçou que a votação da comunidade escolar permanece como critério essencial.


Impacto para Piên

Com a mudança aprovada, Piên poderá novamente discutir a implantação do modelo, especialmente se alguma unidade local atender aos critérios estabelecidos pela Seed. A questão pode retornar à Câmara, onde o vereador Almir Mielke defendeu que o município acompanhe o debate estadual.


🔳 Os contras

Votaram contra a ampliação do modelo cívico-militar:

  • Ana Júlia (PT)
  • Arilson Chiorato (PT)
  • Dr. Antenor (PT)
  • Goura (PDT)
  • Luciana Rafagnin (PT)
  • Professor Lemos (PT)
  • Renato Freitas (PT)

O que muda

O projeto aprovado determina que:

  • Escolas de tempo integral também podem aderir ao programa;
  • Direitos dos professores são mantidos, conforme legislação vigente;
  • Municípios devem ter ao menos duas escolas estaduais para concorrer ao modelo;
  • Em caso de quórum insuficiente na consulta, a decisão final caberá à Seed.

Não poderão participar instituições CEEBJA, escolas indígenas, quilombolas, APAE, itinerantes ou com dualidade administrativa.

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