Piên em Notícias

Câmara de Piên analisa projeto que proíbe honra a condenados por crimes hediondos

 
Vereador e presidente da Câmara, Almir Mielke, foi um dos que assinou o projeto


Deu entrada na sessão da Câmara de Vereadores de Piên esta semana, um projeto de lei do Legislativo, de autoria dos vereadores Almir Pedro Mielke, Simone Rauen, Kelvin da Silva e Aldo Rui, que visa impedir que pessoas condenadas por crimes hediondos, ou a eles equiparados, recebam títulos honoríficos concedidos pelo município.

A proposta tramita nas comissões legislativas e vem suscitando reflexões éticas e jurídicas no meio político local. A mesma deverá ser colocada em votação e, certamente será aprovada, nas próximas sessões da Câmara.

Na justificativa apresentada junto ao projeto os autores da proposta elencaram que: "As homenagens concedidas pelo Poder Público devem refletir os valores fundamentais da sociedade e da administração pública, prestigiando aqueles que de tenham contribuído de forma relevante para a coletividade e que representem exemplos de integridade e cidadania", consta na justificativa.

Os autores da proposta entendem ainda que conceder qualquer tipo de distinção oficial a indivíduos condenados por crimes de extrema gravidade - como homicídio qualificado, feminicídio, latrocínio, estupro, tortura, tráfico de drogas e racismo - afronta os princípios da moralidade administrativa e desrespeita a dignidade da população do Município de Piên. "Evita-se, assim, que indivíduos com histórico criminal incompatível com os valores públicos sejam agraciados por motivos ideológicos ou políticos", reforçam os vereadores autores da proposta com o argumento de que honrar condutores de atos bárbaros ofende a memória das vítimas, compromete a moral pública e a dignidade do Poder Legislativo.

Ainda de acordo com o documento, a lei não revoga títulos já concedidos (salvo decisão judicial), atuando apenas nas futuras concessões. Também prevê que, se for apurada nova condenação posterior à entrega da honraria, poderá haver revogação da distinção, mediante processo administrativo ou decisão judicial.

 

Concessão de títulos é tradição nas Câmaras

É comum nas Câmaras Municipais de todo o país a prática de conceder títulos honoríficos a personalidades políticas, lideranças comunitárias e cidadãos que se destacam em diferentes áreas. São frequentes as entregas de Menções Honrosas, Moções de Aplausos e Títulos de Cidadão Honorário, sempre por iniciativa de algum vereador. Em Piên, não é diferente: ao longo dos anos, várias figuras locais e regionais já receberam tais homenagens em reconhecimento a serviços prestados à comunidade.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Piên em Notícias

Formulário de contato