
Imagens de satélite mostram frente fria se aproximando do Paraná na tarde desta quinta-feira
O tempo firme dos últimos dias deve mudar. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o Estado volta a registrar chuvas a partir da tarde desta quinta-feira (16), com previsão de temporais localizados principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Sul.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, a virada é consequência de sistemas de tempestade que se formaram na Argentina, Paraguai e Santa Catarina, e que agora se deslocam em direção ao Paraná. A previsão é de que o tempo fique abafado e instável, com temperaturas variando entre 25 °C e 32 °C em boa parte do estado.
⚠️ Alerta de tempestade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas de tempestade válidos para quase todo o Paraná — com exceção das cidades que fazem divisa com São Paulo. O aviso indica ventos de até 60 km/h e chuvas intensas, que podem atingir 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com validade até a manhã de sábado (18).
Há ainda risco de queda de granizo, devido ao calor intenso que favorece o contraste entre o ar quente da superfície e as nuvens frias em altitudes elevadas. Esse choque térmico causa a solidificação das gotas de água, resultando na formação do granizo.
🌧️ Previsão para as próximas 24 horas
Para esta quinta-feira, o Simepar prevê o retorno das instabilidades mais fortes no interior do estado. As chuvas devem ocorrer à tarde e à noite, acompanhadas de raios e trovoadas. Apesar de serem pontuais, há possibilidade de tempestades isoladas.
O tempo segue abafado em todo o Paraná, com máximas próximas a 25 °C nas regiões centrais e sul, e acima de 30 °C no norte e oeste.
🌦️ E nos próximos dias?
Na sexta-feira (17), a instabilidade atmosférica se intensifica, trazendo chuvas fortes em praticamente todo o Paraná. O Simepar destaca que o potencial para temporais aumenta, especialmente durante a tarde e noite.
As temperaturas ficam mais amenas no oeste, enquanto no norte e leste ainda podem atingir 30 °C antes da chegada das chuvas. A recomendação é de atenção redobrada para quem mora em áreas suscetíveis a alagamentos, ventos fortes ou descargas elétricas. O Simepar e o Inmet seguem monitorando as condições climáticas, e novas atualizações podem ser emitidas a qualquer momento.