
Ponte já soma 173 metros de avanço no trecho estaiado
FOTO: Rodrigo Felix Leal/SEIL
A maior obra de infraestrutura em andamento no Paraná segue avançando em ritmo acelerado. A Ponte de Guaratuba, aguardada há décadas pelos paranaenses, alcançou 80% de execução no mês de outubro, consolidando-se como um dos marcos históricos do governo estadual. O empreendimento, que vai ligar definitivamente os municípios de Guaratuba e Matinhos, já soma 173 metros de avanço no trecho estaiado e 596,9 metros finalizados no trecho pré-moldado.
Conectando o Litoral
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o avanço das obras e o impacto que a ponte trará para o desenvolvimento do Litoral. “Estamos dentro do cronograma e acompanhando de perto a evolução dessa obra emblemática. Em breve os dois trechos vão se conectar e a evolução ficará ainda mais clara”, afirmou o governador.
Para o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti, a ponte representa um divisor de águas na mobilidade e na economia regional. “A Ponte de Guaratuba é uma obra histórica para o Paraná, tanto pela sua complexidade técnica quanto pelo impacto positivo que trará para toda a região litorânea. Estamos acompanhando cada etapa com rigor e responsabilidade”, reforçou.
Detalhes técnicos e avanços
O trecho estaiado da ponte — considerado o mais emblemático — é responsável por vencer um vão-livre de 160 metros sobre o canal de navegação da Baía de Guaratuba. O avanço já chega a 173 metros dos 320 metros previstos, com sete pares de aduelas executados no apoio 4 e seis pares no apoio 5. Foram instalados nove pares de estais (cabos de aço que sustentam o peso do tabuleiro e o transferem para as torres e fundações).
No trecho pré-moldado, a obra já conta com 62 estacas concluídas, 18 vigas travessas finalizadas e 128 vigas longarinas lançadas, de um total de 142 fabricadas. Além disso, 14 dos 23 vãos do tabuleiro já estão prontos, mostrando a solidez do avanço físico.
Ciclovia e calçadas em execução
As equipes também iniciaram a construção do passeio e da ciclovia da ponte. O espaço, separado da pista de rolamento por barreiras de concreto e guarda-corpos de 1,30 metro, garantirá segurança aos pedestres e ciclistas sem comprometer a vista panorâmica da baía — um diferencial que valoriza a integração entre infraestrutura e turismo.
Acessos em ritmo intenso
Os acessos à ponte também estão em andamento nos dois lados.
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Em Guaratuba, com cerca de 940 metros, já foram escavados 60 mil metros cúbicos de material, além de concluídas as contenções com solo grampeado e cortinas atirantadas.
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Em Matinhos, com 880 metros de extensão, os trabalhos de terraplenagem, drenagem e pavimentação seguem acelerados. A cabeceira da ponte utiliza a moderna técnica de solo reforçado com placas de concreto e geocompostos.
Com o avanço das obras, as cabines do ferry-boat foram realocadas, liberando o espaço para continuidade das frentes de trabalho e facilitando o cumprimento do cronograma. O DER reforça que, devido ao movimento intenso de máquinas e trabalhadores, os motoristas que trafegam pela região devem respeitar a sinalização e reduzir a velocidade.
Transparência e acompanhamento em tempo real
A Ponte de Guaratuba, quando concluída, será um símbolo de integração e desenvolvimento — unindo o Litoral do Paraná e proporcionando mais segurança, fluidez e oportunidades para toda a região.
