![]() |
| Temporais podem atingir a região de Piên neste fim de semana FOTO: Divulgação |
O Paraná está sob alerta meteorológico para a ocorrência de tempestades e chuvas intensas nesta sexta-feira (9) e ao longo do fim de semana. Avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam risco de temporais, rajadas de vento, granizo e altos volumes de chuva em diversas regiões do estado.
De acordo com os alertas, todo o território paranaense está em nível amarelo, que representa perigo potencial. Nessa condição, há previsão de ventos de até 60 km/h, chuvas intensas que podem atingir 50 milímetros por dia e possibilidade de queda de granizo. Esse aviso é válido até o fim da noite desta sexta-feira.
Já a partir de sábado (10), parte do estado entra em alerta laranja, que indica perigo real. Regiões como o Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul e a área central do Paraná podem registrar acumulados de até 100 milímetros de chuva em apenas um dia, além de ventos que podem alcançar 100 km/h e ocorrência de granizo. Esse aviso segue até o início da tarde de sábado.
No domingo (11), o alerta laranja continua ativo para chuvas intensas em áreas do Oeste, Sudoeste, Sul e região Central do estado, com previsão de volumes elevados de precipitação e rajadas de vento acima dos 60 km/h.
Ciclone extratropical e frente fria influenciam o tempo
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tempo instável é resultado da combinação entre calor e alta umidade, impulsionados por sistemas atmosféricos que atuam fora do território paranaense.
Essas condições favorecem as chamadas chuvas típicas de verão, que costumam ocorrer principalmente no período da tarde, muitas vezes acompanhadas por raios, ventos moderados a fortes e, em alguns casos, granizo.
Embora um ciclone extratropical esteja em formação no país, o Simepar esclarece que ele não deve atingir diretamente o Paraná. No entanto, sua influência pode contribuir para a intensificação dos temporais no estado.
Além disso, uma frente fria deve se aproximar do Paraná no sábado, aumentando ainda mais o risco de chuvas fortes, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral.
No domingo, a instabilidade permanece. A tendência é de que as chuvas percam força em algumas áreas do Oeste e Sudoeste, mas continuem mais intensas em outras regiões, especialmente entre a tarde e a noite.
Atenção redobrada
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos avisos meteorológicos, evite áreas alagadas, não se abrigue debaixo de árvores durante tempestades e mantenha distância de estruturas frágeis e fiações. O Piên em Notícias segue acompanhando a situação e trará novas atualizações conforme a evolução do tempo.
