![]() |
Dois casos confirmados até agora são de Curitiba FOTO: Divulgação |
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou neste domingo (5) os dois primeiros casos de intoxicação por metanol no Paraná, ambos registrados em Curitiba. As vítimas são dois homens, de 60 e 71 anos, que ingeriram bebidas alcoólicas destiladas e seguem internados em hospitais da capital.
De acordo com a Sesa e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, os casos foram confirmados após análises laboratoriais que identificaram a presença de metanol no sangue dos pacientes. Um deles, de 60 anos, permanece em estado grave, porém estável, e recebeu o antídoto utilizado nesses casos, o etanol farmacêutico, enviado pelo Ministério da Saúde no sábado (4). O órgão encaminhou 100 ampolas do medicamento ao estado.
Além dos casos confirmados, há outros dois em investigação: uma mulher de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, e um homem de 36 anos, também residente de Curitiba. Ambos apresentaram sintomas após o consumo de bebidas alcoólicas e tiveram amostras coletadas para análise.
A Sesa reforça o alerta para que a população não consuma bebidas de origem duvidosa ou sem registro, pois o metanol é uma substância altamente tóxica e pode causar cegueira, coma e até a morte.