Eduardinho vai entregar Prefeitura com contas em dia

Ingrid Fragoso com o prefeito Eduardinho e o chefe de gabinete Antônio Carlos de Ramos, o Taxinha

O prefeito interino de Piên, Eduardo Pires Ferreira (PSDC), está em seus últimos dias no cargo. Em breve, a cidade passará a ser comandada por João Padeiro (PSDB), eleito na última semana para governar até dezembro do próximo ano. E conforme Eduardinho, como é conhecido no meio político, João vai encontrar a Prefeitura com as contas em dia.

Eduardo acredita que não haverá problema nesta passagem de bastão. "Me dou bem com o João e cremos que a transição será tranquila e sem maiores problemas. Já estivemos reunidos e alinhamos algumas coisas relacionadas a licitações. A previsão é que a transição ocorra de forma transparente e tranquila, porque tudo na Prefeitura está em ordem. Já alinhamos muitas coisas”, revelou.

Ainda não foi definida a data para a transmissão do cargo. “Até o momento ainda não recebi nenhuma informação sobre até quando irei continuar. Mas creio que será até ali nos primeiros dias do próximo mês”, citou.

Cinco meses

Originalmente, Eduardinho é o presidente da Câmara de Vereadores, mas assumiu como prefeito interino após o assassinato do eleito Loir Dreveck, em 2016, e a recente morte do então vice, Livino Tureck, em novembro. Ele se diz satisfeito com o trabalho que pôde realizar nos cinco meses, administrando com pés no chão e com muita cautela. “Passou rápido. Dei continuidade em muitas obras que vinham sendo feitas pelo prefeito Livino. Administrei com muita cautela e cuidei muito também da parte técnica”, afirmou.

Eduardinho disse que uma das maiores dificuldades em sua gestão ocorreu no setor rodoviário e obras. Isso porque, segundo ele, muitos equipamentos da Prefeitura estavam sucateados. “Aliado a isso tivemos um grande volume de chuvas nos últimos meses, o que causou muitos estragos em nossas estradas rurais. Nesses cinco meses, esse foi um dos setores que mais me exigiu atenção especial”, apontou.

Principais ações

Um balanço dos principais feitos foi feito junto do chefe de Gabinete, Antônio Carlos de Ramos (Taxinha), e a secretária de Governo, Ingrid Fragosos. Para fechar com chave de ouro a curta administração, Eduardinho vem trabalhando para finalizar a compra de móveis, para poder inaugurar a construção de um Centro Comunitário em Ponte Alta, concluído recentemente.

Outra obra citada foi a continuidade na pavimentação em Trigolândia e Avencal, retomada em janeiro, após conversa com as empreiteiras responsáveis pelos trabalhos. “Também foi retomada a ampliação do Posto de Saúde do Centro e de Trigolândia. Ainda temos o projeto Meu Campinho, em Trigolândia, que está praticamente concluído, além de outras obras que estavam travadas, onde graças a atuação do prefeito Eduardo os recursos foram liberados”, disse Ingrid.

As autoridades lembraram ainda do resgate de recursos resultantes da 3ª etapa de investimentos no Parque Municipal de Eventos, viabilizado junto à Caixa Econômica Federal, para ser investido na construção de um sistema de prevenção de incêndios no pavilhão de shows do parque. “Também concluímos o sistema de hidrantes na escola Marciano de Carvalho, que era uma demanda antiga que já vinha sendo trabalhada pelo prefeito Livino”, acrescentou o prefeito.

Eduardinho lembrou ainda de suas várias reuniões com deputados e autoridades estaduais, que segundo ele culminaram na liberação de R$ 300 mil, via emenda parlamentar do deputado federal Toninho Wandscheer (PROS), além da militarização do Corpo de Bombeiro Comunitário, que teve sua estrutura ampliada. “Temos também a aquisição de alguns novos veículos para o setor da saúde, onde foram adquiridos uma van, uma Doblò e uma nova ambulância. Conseguimos ainda uma estruturação de nosso Conselho Tutelar, por meio de um projeto do Governo Federal que fomos contemplados, que irá resultar na disponibilização de um novo veículo e novos equipamentos”, citou.

O prefeito interino também citou a reestruturação do Posto de Identificação, que com a compra de novos equipamentos agora está totalmente informatizado, possibilitando mais agilidade no atendimento. “Tudo isso vai facilitar a vida de nossos cidadãos, proporcionando melhoria na qualidade de vida dos pienenses", disse.


Energia e agricultura

Piên tem sofrido bastante com constantes quedas de energia, e Eduardinho conta que também atuou nesta frente. "Estivemos reunidos com representantes da Copel, nos últimos dias, para reivindicar algumas melhorias na rede para coibir as quedas no fornecimento. E recebemos boas notícias, novos investimentos serão realizados”, adiantou.

Eduardinho também falou sobre o reativação do programa municipal de distribuição de calcário. “Agilizamos tudo e as entregas já estão ocorrendo de forma gratuita. Este programa estava parado desde 2014 e antigamente os produtores tinham que arcar com o frete. No novo modelo implantado recentemente os agricultores recebem o calcário gratuitamente em suas propriedades”, comemorou.