![]() |
Tempo vai esfriar no fim de semana. Simepar prevê que estado pode registrar temperaturas negativas e até mesmo em regiões que costumam ser mais quentes os termômetros podem se aproximar de 5ºC. |
O segundo fim de semana de agosto deve ter "frio intenso" e geadas no Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar). O órgão estima que todas as regiões paranaenses registrem temperaturas próximas a 5ºC no sábado (7) e no domingo (8). Para as vizinhas Palmas e General Carneiro, no sul do estado, a previsão é que os termômetros cheguem a -2°C.
Na metade sul do estado e nos Campos Gerais, há possibilidade de geada moderada, que poderá ser forte em áreas de baixada e vales, onde a proteção contra o vento favorece ainda mais o fenômeno, aponta o Simepar.
No entanto, chuvas devem ser registradas antes do frio devido à formação de uma nova frente fria no oceano e à chegada de uma massa de ar polar, explica o Simepar. "Nesta quinta-feira (7) de tarde, se espera um aumento das instabilidades no estado, com pancadas de chuva isoladas em todas as regiões, com maior destaque para o oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná. Temporais muito isolados não estão descartados nessas regiões", ressalta Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Na sexta (8) as instabilidades se espalharão por outras regiões, com maior intensidade no sudeste, nos Campos Gerais e na faixa leste. Nestas regiões, especialmente na divisa com São Paulo e na faixa litorânea, são esperados temporais localizados, com trovoadas, entre a tarde e a noite.
"Na retaguarda da frente fria, teremos o avanço de uma nova massa de ar polar, que provocará uma queda acentuada nas temperaturas em todo o Paraná. As temperaturas mínimas serão registradas durante a noite de sexta-feira, fenômeno conhecido como inversão térmica, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e até mesmo em áreas do Noroeste. As temperaturas mínimas ocorrerão à noite, e não pela manhã, como é registrado normalmente”, detalha Furlan.